Ação Global dos Povos (também conhecido pela sigla AGP) é um movimento radical e social, campanhas populares e ações diretas em resistência ao capitalismo e para justiça ambiental e social. A AGP é importante na internet pela sua comunicação e solidariedade entre o movimento an Entre os dias 23 e 25 de Fevereiro de 1998, encontraram-se em Genebra movimentos de todos os continentes. Nesse espaço físico lançaram uma coordenação mundial de resistência contra o mercado globalizado, uma aliança nova de luta e ajuda mútua, designada por Ação Global dos Povos com o objetivo de resistir ao capitalismo.
Esta nova plataforma tem vindo a servir como instrumento de comunicação e de coordenação de todos os que lutam contra a destruição planetária da humanidade causada pelo capitalismo em todo o mundo, através da construção de alternativas locais.
A primeira reunião de coordenação mundial das lutas locais, em simultâneo com a conferência ministerial da OMC, em Maio de 1998, Genebra, foi um grande sucesso: muitas manifestações diferentes tiveram lugar tais como acções e Festas de Rua Globais, e isto em cinco continentes, entre os dias 16 e 20 de Maio.
Os documentos que definem a AGP são: os seus cinco princípios, os seus princípios de organização e o seu manifesto. Na conferência de Bangalore, na Índia, em Agosto de 1999, os 5 princípios foram corrigidos para reflectir as discussões acerca da clarificação das diferenças em relação aos antiglobalizadores de direita. Um novo princípio número 2 foi introduzido.
Em Cochabamba, Bolívia, em setembro de 2001 os documentos foram revisados pela última vez. Em outubro de 2005 foi realizada em Haridwar, India, uma Consulta com presença dos delegados para preparação da 4ª Conferência da Ação Global dos Povos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário